terça-feira, 15 de junho de 2010

Dracena Tricolor






















O tricolor do meu jardim...


A Dracaena marginata é uma planta arbustiva, ramificada, de aspecto exótico e escultural, originária de Madagascar, que pode alcançar até 5 metros de altura.


As regas seguem o regime da maioria das plantas, ou seja, regar quando a superfície do substrato (1 ou 2 cm) estiver seca.



Esta dracena é excelente para ambientes interiores, devendo ser colocada em local com boa iluminação, além de vasos grandes, que permitam seu desenvolvimento saudável.

Seus ramos podem ser tutorados para que fiquem retorcidos, dando um efeito mais escultural.

No paisagismo, destaca-se plantada isolada ou em grupos, em jardins contemporâneos, tropicais e de pedras. O crescimento da planta é de lento a moderado.

Devem ser cultivadas sob sol pleno ou sombra parcial, em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, com irrigações periódicas. Sendo uma planta tipicamente tropical, não tolera o frio ou ventos fortes.

Não sei se tem algum fundamento, mas quando fui comprar o meu primeiro tricolor, o rapaz me disse que ficando exposto ao sol ele adquire a cor avermelhada, e em locais de sombra as folhas ficam mais verdinhas.

Empiricamente ele tem até razão. O meu tricolor fica direto no tempo, faça sol, frio, chuva, e as folhas são bem vermelhinhas.

Como disse anteriormente, o tricolor pode chegar até 5m de altura, e pode ficar com o caule retorcido. Particularmente, eu gosto deles bem retinhos e com muitas folhas.


A propagação do tricolor se dá por estaquia da ponta dos galhos. Mas, se a gente cuidar bem da planta ela vai dando mudas perto dos galhos.

A gente acha que a natureza é muito misteriosa. Ela tem, sim, mistérios que a gente não consegue desvendar. Mas, o segredo é cuidar bem dela e extrair as vibrações positivas que ela transmite.

Inté.



5 comentários:

  1. Tricolor é sempre bom!!!! Nense!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu marido é um amor! Obrigada pela mensagem surpresa... te amo!!!

    ResponderExcluir
  3. oie...eu tenho uma tricolor...mas ela esta cm as folhas caindo e secando,estou com medo que ela morra....o que voce acha...ela nao esta perto da janela ..sera que é por isso....o que voce acha?

    ResponderExcluir
  4. As duas dracenas q tenho aqui em casa ficam no quintal diretamente no sol. Qndo chega dezembro e janeiro eu sempre molho todos os dias por causa do calor excessivo, mas no resto do ano deixo no tempo mesmo e molho apenas qndo fica sem chover durante muito tempo. Elas continuam crescendo e nenhuma morreu. Talvez vc tenha q verificar a terra e o local onde ela está. Tente colocar num local mais iluminado. Depois diz se deu certo, ok? Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris! Encontrei seu blog por acaso, procurando sobre as dracenas. Comprei uma a pouco tempo e estou aprendendo a cuidar. =D
    Desculpa a pergunta boba, mas como faz esta 'estaquia das pontas dos galhos'? Eu só cuidei de suculentas até agora, não entendo muito de ter mudas de outra maneira... ai ai.
    Se puder me ensinar, eu fico agradecida!
    um beijo!

    ResponderExcluir