domingo, 1 de agosto de 2010

Pandanus utilis

Oi pessoal!


Depois de um dia com muitas informações sobre servidores públicos, membros do MP, leis, artigos, licenças, Conselhos disso e daquilo, só mesmo escrever no blog para `acalmar´ as inúmeras informações que habitam minha mente...hehehehe

Como diz meu professor, quem mandou eu escolher a advocacia? Quem mandou nascer mulher? Se fosse homem poderia ser jogador de futebol...rs

E falando em futebol... Meu querido Botafogo GANHOU do Vitória por 3 a 1 e acaba de passar 7 na tabela do Brasileirão.

Muita emoção...

O meu Botafogo, ganhando ou perdendo, será sempre o meu Botafogo!!! Não falo mal dos outros times nem tento converter ninguém, o amor que sinto por ele já me é suficiente...
ninguém cala esse meu amor...




Mas, o assunto principal do artigo de hoje é o Pandanus Utilis - árvore linda que encantou meu marido.

Pois é... Ele ama esta planta e ela já faz parte da nossa lista de desejos, rs.

Quem gosta de ir à praia de Camboinhas em Niterói pode observar o Pandanus Utilis em vários jardins dos condomínios ao longo da praia.

Cada um mais lindo que o outro!!!

E, por incrível que pareça, nem precisaríamos ir tão longe para apreciar esta maravilha... tem um pândano na minha rua...













O destaque desta planta está voltado para as raízes aéreas, que emergem calibrosas diretamente do caule, acima do solo e apresentam função de sustentação da planta.

O seu aspecto escultural chama a atenção no jardim, principalmente quando isolada ou em pequenos grupos, valorizando assim o paisagismo.

* Seu crescimento é bastante lento, mas recompensador;

* O pândano pode atingir mais de 10 metros, mas mesmo quando jovem é uma planta vistosa;

* Deve ser cultivado sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente;

* Tolerante à maresia, ventos e salinidade do solo, o pândano é uma árvore ideal para o litoral;

* Como é uma planta tipicamente tropical, não tolera clima frio ou seco.


A Natureza nos surpreende a cada dia...


Cenas do próximo capítulo..... minha coleção de suculentas... aguardem!!! rs


Bjs e uma semana abençoada para todos!!!!

Inté.


Fonte: www.jardineiro.net

Revista Natureza, ano 23, edição 269, junho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário