terça-feira, 27 de julho de 2010

Violetas na janela

O título do artigo de hoje é de um livro muito interessante que recomendo a todos os meus leitores.

Trata-se de um romance espírita em que uma jovem desencarnada conta toda a sua experiência numa colônia espiritual chamada São Sebastião.

No plano espiritual ela reencontra a avó e um grande amor de outras vidas. Conhece também outras entidades que a ajudam a se adaptar à vida na colônia.

O livro é muito bonito e gostoso de ler!





Pois bem! Na verdade estou usando apenas o título mesmo! O assunto principal de hoje são as violetas, em especial as violetas africanas.

Eu tenho percebido que muitas pessoas desprezam alguns tipos de plantas. Acredito que deva ser pelo fato de algumas serem bem comuns e na maioria das vezes são cultivadas em vasos que não favorecem muito os nossos olhos...rs

Um canteiro bem arrumado ou um vaso bem legal podem mudar completamente o visual dessas plantinhas. E é claro: o carinho e a atenção que proporcionamos a elas contam muito também...


Eu ganhei um vasinho de violetas africanas assim que me mudei pra casa nova, mas infelizmente não dei a atenção que a plantinha pedia. Na verdade, eu achava que não tinha tempo para nada, muito menos cuidar de um vaso de planta.

Mãe Natureza, me perdoe! Bastavam apenas algumas míseras regas!!!

Hoje estou mais consciente e muito mais encantada com a sensação de bem estar que as minhas plantinhas e o meu jardim me oferece!

A ideia de hoje foi retirada de um livro que eu peguei emprestado com meu sogro.

Então, vamos lá!




A combinação de uma alta temperatura e uma atmosfera seca pode danificar as plantas.

As violetas africanas não são tão afetadas pelo ressecamento das raízes, desde que estejam numa atmosfera úmida.

Mas, também manter o solo úmido não é suficiente para proporcionar umidade para toda a planta. É muito melhor conservar as raízes secas, pois irrigação em demasia acabará causando o seu apodrecimento.

É preciso, portanto, tomar providências para conseguir esta atmosfera úmida e ao mesmo tempo conservar o solo apenas ligeiramente úmido.

No interior de uma residência pode-se obter umidade colocando-se os vasos de violeta africana sobre uma bandeja à prova de água, cheia de pedregulhos e cascalho constantemente úmidos.

Os vasos individuais podem ser apoiados sobre um pires cheio de pedregulhos úmidos ou colocados dentro de um recipiente maior, enchendo-se o espaço entre os dois com xaxim, que já deve ter sido bem molhado.

Estas plantas também gostam de vapor, sendo adequadas para decorar banheiros.

Atenção!!!!
Os vasos não devem nunca permanecer sobre a água pois as raízes certamente apodrecerão.

Fica a dica!

Uma semana abençoada para todos nós!

Inté.


Fonte: Plantas para casa, Joan Compton.

2 comentários: